Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A música como estratégia de ensino-aprendizagem motivadora no ensino de Português Língua Estrangeira

Autores:
Tereza Raquel de Melo Lobo (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ) ; Gabriella Lima de Alencar (UFC - UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ)

Resumo:

Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre estratégias de ensino e aprendizagem cujo o foco do agir professoral é a música brasileira. Os dados são oriundos do Curso de Português Língua Estrangeira: língua e cultura brasileiras, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Entendemos a música como um instrumento na vida das pessoas, um símbolo artístico e uma ferramenta eficaz no processo de ensino-aprendizagem de uma língua, seja ela materna ou estrangeira. Portanto, na sala de aula de português para estrangeiros, o professor necessita de mobilizar saberes a ensinar e saberes para ensinar (SCHENEUWY, HOFSTTETER, 2011).Os primeiros saberes estão relacionados ao conhecimento da língua e cultura e o segundo dizem respeito aos conhecimentos didáticos. Os dados foram gerados na sala de aula do nível 2, do referido curso, através de sequência didática proposta por Lacorte (2001, citado por Figueiroa 2011, p. 52). Este referido autor definiu que o momento da audição deve ser subdividido em partes: pré-audição, audição e pós-audição, seguido de atividades de leitura e escrita. A conjuntura pós-audição ainda nos proporcionou analisar conteúdos específicos das canções e criar exercícios gramaticais-fonéticos a partir delas, como também sugere a metodologia de Lacorte (2001). Os resultados apresentaram uma evolução significativa na aprendizagem dos alunos, bem como no desenvolvimento de suas competências linguísticas neste idioma adicional.