Introdução
O presente resumo apresenta uma análise teórica da metodologiade ensino-aprendizagem da língua estrangeira russa no Brasil, tendo como estudo de caso o Clube Eslavo e sua abordagem comunicativa com o uso de recursos tecnológicos digitais (arquivos de áudio, vídeo e texto) e a interação online a distância nas mídias sociais whatsapp, facebook, Instagram, blog, Skypee Hangouts.
Referencial Teórico Metodológico
O método comunicativo de aprendizagem de uma língua estrangeira está pautado na proficiência gradativamente e integrada através das quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever. (Pedreiro, 2013).
Segundo Kolb (1984), o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira demanda estratégias multilineares que podem ajudar a criar o conhecimento através da transformação da experiência.
Para Barros e Antonio Júnior (2005), os objetos de aprendizagem digitais representam um novo parâmetro educativo que utiliza material didático, envolvendo conteúdos e exercícios de modo recursivo e prático.
Para que as tecnologias digitais possam contribuir no processo de ensino e aprendizagem, elas precisam ser compreendidas e incorporadas pedagogicamente para que o seu uso possa realmente fazer a diferença. (KENSKI, 2009).
Resultados
A pesquisa resultou na compreensão da evolução histórica dos métodos de ensino de línguas estrangeiras, classificando a experiência do Clube Eslavo como método comunicativo; destacando exemplos práticos da sua metodologia com o uso dos meios tecnológicos digitais e mídias sociais que geram conhecimento e transformação da experiência dos alunos; contribuindo para discussões e práticas futuras em relação ao ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras com o auxílio de meios tecnológicos digitais que permitam a interação com a cultura e a forma de vida de uma determinada comunidade linguística.
Conclusão
As estratégias de ensino-aprendizado do Clube Eslavo, voltadas ao aprendizado individual com acompanhamento e interatividade coletiva nas redes sociais, promovem a linguagem social e a comunicação e tornam a aprendizagem mais dinâmica e colaborativa.