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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A VOZ FEMININA NAS LETRAS DE MÚSICA DE CHICO BUARQUE: QUEM SÃO ESSAS MULHERES?

Autores:
Andreia dos Santos de Oliveira (UERJ - UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO )

Resumo:

Submissão e inferioridade femininas? Crítica ao patriarcalismo? Empoderamento feminino? O que revela o eu lírico feminino das letras de música de Chico Buarque? A proposta deste trabalho é verificar se a mulher que emerge das composições de Chico Buarque cujo eu lírico é feminino acompanha a empreitada feminina já bem impulsionada no início da segunda metade do século XX. Nesse intuito, selecionamos quatro composições:  Com açúcar, com afeto (1966), Sem açúcar (1975), Olhos nos olhos (1976) e Sob medida (1979), a serem analisadas sob o enfoque das causas feministas reivindicadas no Brasil daquela época e de estudos sobre o feminismo. Ou seja, nosso intuito é estudar de que forma as primeiras “mulheres buarqueanas” representam a luta das mulheres contemporânea às composições. 

A obra de Luis Felipe Miguel, Feminismo e política: uma introdução (2014) é um dos alicerces nessa análise. Nela, o autor nos mostra que a busca pela igualdade será entendida como uma inserção num universo já existente e preenchido pelo masculino, o que, no mínimo, dificultará que haja igualdade de fato, tendo em vista que as condições, nos mais diversos âmbitos (social, trabalhista,...), foram pensadas de acordo com as “necessidades” e desejos dos homens. Sendo assim, não haverá igualdade, e sim a inserção de um ser (a mulher) que, a princípio, terá que se adaptar, além de continuar a ser tido como inferior àquele universo. Por isso, acreditamos que somente com a remodelação desse universo, pensando os dois gêneros (assim como os demais grupos tratados como inferiores) como iguais em direitos – direitos estes que deveriam ser pensados de acordo com o que os distingue fisiologicamente, o período pré-menstrual e a gestação, por exemplo - seria possível o reconhecimento de uma justa aproximação da igualdade.