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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


A utilização de Webquests para o ensino de português como segunda língua.

Autores:
Ademar Batista Lopes Santos (IFG - Instituto Federal de Goiás)

Resumo:

Este pôster apresenta um projeto de ensino que está sendo desenvolvido no Instituto Federal de Goiás, campus Goiânia Oeste, com alunas de intercâmbio, vinculadas ao ensino médio técnico, vindas da Finlândia, Hungria, Itália, Japão e Tailândia. O objetivo do projeto é auxiliar as intercambistas na aprendizagem de português como segunda língua, considerando principalmente a necessidade comunicativa delas, tanto oral quanto escrita, em situações de uso da língua em contexto acadêmico. Para tanto, as aulas são ministradas na sala de aula informatizada: espaço com computadores, mas que também contempla interações face a face. O projeto envolve a aplicação de metodologias de ensino diversificadas, focadas na utilização de recursos digitais, principalmente Webquests (DODGE, 2008), e aplicativos que promovem a interação entre os aprendizes partindo de temáticas que suscitam debates sobre diferentes assuntos. Segundo o prelúdio de Valente (2008) sobre a versatilidade de ensino apresentada no uso do computador, o projeto utiliza desse ambiente virtual para aplicar dois de seus cinco conceitos: programas de exercício e prática e jogos educacionais, trazendo novas perspectivas para o ensino de português como segunda língua. Webquest são, nesse sentido, trabalhadas como um recurso favorável à aprendizagem do português, contemplando a produção autônoma das participantes, a criatividade, o uso do contexto virtual e a internet como fonte de pesquisa para o aprimoramento do conhecimento da cultura e da língua portuguesa. Como resultados preliminares, este projeto reitera o fato de que ferramentas digitais contribuem com a aprendizagem de uma língua estrangeira, que as Webquests aprimoram o nível de compreensão oral e escrito dessa língua, auxiliando as participantes nas interações com seus colegas de sala de aula, com seus professores e com os conteúdos das aulas do ensino médio. Além das fronteiras da escola, esse projeto tem auxiliado as intercambistas a se integrarem de forma mais efetiva à comunidade goiano-brasileira.


Agência de fomento:
Instituto Federal De Goiás IFG