Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


METODOLOGIA NO ENSINO DE LITERATURA: UM TRABALHO DE REFLEXÃO SOBRE A RECEPÇÃO DA OBRA MINHA VIDA DE MENINA, DE HELENA MORLEY

Autores:
Clóvis Maurício de Oliveira (UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho)

Resumo:

O presente trabalho, orientado pela Professora Doutora Eliane Aparecida Galvão Ribeiro Ferreira, tem por objetivo, a partir dos pressupostos teóricos da Estética da Recepção e do Efeito (JAUSS, 1994; ISER, 1999 e 1996), investigar a formação do leitor literário em âmbito escolar. Para tanto, visamos trabalhar, por meio da leitura e recepção com alunos do terceiro ano do ensino médio de uma escola técnica pública, a obra Minha Vida de Menina (1942), de Helena Morley, pseudônimo da escritora brasileira Alice Dayrell Caldeira Brant (Diamantina, 1880 – Rio de Janeiro, 1970). Essa pesquisa será feita por levantamentos da fortuna crítica da obra, pela análise de sua trama e de seu valor estético, e pela recepção com leitores em formação. Para a recepção, utilizaremos uma sequência didática, baseada no Método Recepcional preconizado pelas teóricas Vera Teixeira de Aguiar e Maria da Glória Bordini (1993), que sugerem, como caminho, uma sistematização de atividades de leitura na análise e recepção com os alunos. Parte-se da hipótese de que a obra em questão possui potencialidades para romper com conceitos prévios dos jovens leitores associados à leitura de textos canônicos e de autoria feminina. A obra de Morley pertence ao gênero textual diário, sua narradora autodiegética é uma adolescente que retrata suas vivências cotidianas no contexto do final do século XIX. O livro tornou-se leitura obrigatória ao ser incluso nos exames vestibulares da FUVEST. Seu enredo oferece uma oportunidade de estabelecer interdisciplinaridade com as áreas de História e Sociologia, bem como ampliar os horizontes de expectativa de seu público leitor sobre as relações humanas em sociedade. Vale destacar que o método recepcional está previsto na grade do componente curricular de Língua Portuguesa dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Centro Paula Souza. Justifica-se, então, aprofundar os conhecimentos sobre esse método, através de pesquisa e reflexão.