Poster
| Considerações sobre a experiência de significação da criança no/pelo ato interacional da escrita | Autores: Marina de Oliveira (UPF - Universidade de Passo Fundo) |
Resumo: O presente trabalho resulta da pesquisa monográfica “A criança e sua experiência de significação: o ato interacional da escrita” (2017), realizada com a finalidade de compreender e descrever a constituição do sujeito escrevente via ato interacional da escrita. Para tanto, volta-se para a experiência de significação da criança que aprende a escrever, a partir da visão de escrita como um ato interacional, com base em princípios teóricos de Bakhtin (2006, 2011, 2017) e de estudiosos da teoria bakhtiniana, como Del Ré, Paula e Mendonça (2014). A metodologia da pesquisa se caracteriza por uma pesquisa de campo delimitada como estudo de caso via abordagem etnomedológica, a qual envolve a interação com e entre grupos de crianças de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública de Passo Fundo (RS). O trabalho envolveu produção de dados, registros e transcrições. As análises dos dados permitiram conclusões que apontam para duas constatações principais: primeiro, que o discurso que a criança concebe sobre a escrita não é completamente novo, mas é uma reconstrução dos discursos dos adultos com os quais as crianças convivem em seu meio social; segundo, que as crianças revestem as diferentes formas de escritas de diferentes significações, advindas das relações estabelecidas em suas interações.
|
|