USO DE DEFINIDOS EM REDAÇÕES ESCOLARES: UMA ANÁLISE PRELIMINAR
| Autores: Hadinei Ribeiro Batista (USP - UNIVERSIDADE DE SAO PAULO) |
Resumo: A presente pesquisa tem como foco o emprego de expressões nominais definidas (SNs definidos) em produções textuais de utentes da educação básica. O objetivo principal é tecer uma investigação quantitativa e qualitativa de SNs preenchidos com artigos definidos plurais e singulares com função referencial regular, frouxa ou fraca e genérica, conforme amplo consenso na literatura semântica (Sá et al, 2016). A hipótese é que, independentemente da marcação de plural, os discentes optam normalmente por SNs definidos que operam em nível de referencialidade que varia entre fraca e genérica, o que parece demonstrar pouca familiaridade com a proposta motivacional do texto. A discussão em tese vem ao encontro da necessidade de um ‘olhar’ mais cuidadoso para os parâmetros da língua mais recorrentes nas produções dos educandos referentes aos domínios discursivos capazes de revelar variação na consistência dessas expressões, decorrentes de escolhas linguísticas atreladas a essas diferentes funções dos artigos definidos. A pesquisa lançou mão da ferramenta computacional da Linguística de Corpus, o Antconc, para fins de rastrear as ocorrências dos definidos nas produções. Os resultados apontam que o uso de definidos genéricos não se condicionam a fatores sociais, uma vez que seu emprego se mostra espraiado de forma geral entre os estudantes.
Agência de fomento: CAPES |
|