ENSINO DE LEITURA E A FORMAÇÃO DO LEITOR: PRÁTICAS DE LEITURAS DE ALUNAS DO CURSO DO MAGISTÉRIO | Autores: Carlete Maria Thomé (UPF - UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO) |
Resumo: Esta pesquisa propõe-se a analisar práticas de leituras literárias de alunas do curso do magistério profissionalizante do ensino médio, da Escola Estadual de Educação Básica São Vicente, localizada no município de Itapiranga, Santa Catarina. Para tanto, optou-se por uma pesquisa diagnóstica de caráter qualitativo, investigativo/estudo de caso. Nesse sentido, o objetivo do presente artigo é apontar o perfil de leitor e as trajetórias leitoras destes sujeitos. Dessa forma, o problema que essa pesquisa aborda é: Alunos do curso de magistério são capazes em estabelecer uma conexão entre texto e contexto? Será que os conhecimentos recebidos de professores em sua escolaridade e advindos das experiências dos sujeitos na construção do conhecimento, são suficientes para auxiliar na sua prática em sala de aula e formação do leitor criança? Esta investigação utiliza aportes teóricos, tais como: Judith A. Langer (2005), Tzvetan Todorov (2009), Vicent Jouve (2012), Teresa Colomer (2007), Vera Teixeira Aguiar (1993, 2013), Arnold Hauser (1977), Ezequiel Theodoro da Silva (1998, 2009), Jorge Larrosa (2002, 2003), Michèle Petit (2006, 2008, 2009, 2010), Regina Zilberman (2001) e Robert Escarpit (1975). O corpus a ser analisado será um questionário aplicado aos alunos do curso do Magistério. Essa escolha se deu pela afinidade de um campo do conhecimento que é a formação do leitor, além das aproximações e evidência do projeto de tese. Os resultados apontam para ausências de alternativas metodológicas no ensino de leitura literária no período de escolarização, principalmente na Educação Infantil e Séries Iniciais. Tal análise nos possibilitou constituir uma reflexão sobre a necessidade de estudo e formação continuada para os professores que atuam principalmente na Educação Infantil, Séries Iniciais e no Curso do Magistério para garantir a formação do leitor criança.
|
|