POR UMA ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA SINTAXE EM PRÁTICAS DE ANÁLISE LINGUÍSTICA DIALÓGICA | Autores: Adriana Delmira Mendes Polato (UNESPAR - Universidade Estadual do Paraná) |
Resumo: O círculo de Bakhtin prenuncia uma abordagem diferenciada para a gramática, a partir da relação sociovalorada estilo-gramática. Temas como os arrolados em Marxismo e Filosofia da Linguagem (2006) – abordagem sociológica da sintaxe do ponto de vista da composição dialogizada e valorada do discurso e Questões de estilística no ensino de línguas (2013) – plano axiológico entoacional e sua relação com efeitos valorativos dados em períodos compostos por subordinação, com ou sem o uso de conectivos, o que inclui reflexões sobre o uso da pontuação, constituem reflexões basilares ao delineamento de uma abordagem dialógica ou sociológica para a sintaxe. Nesse ponto, a proposta vem ao encontro de uma prática pedagógica de Análise linguística dialógica (POLATO; MENEGASSI, 2017, POLATO, 2017), por propor revestir a intepretação de qualquer fenômeno gramatical ou de outros já descritos em abordagens cognitivas, de uma intepretação valorativa, processo mediado pela epilinguagem e que, posteriormente, desfecha em uma descrição teórico-científica – prática metalinguística dialógica – que parte do conceitual dado para expandi-lo à luz de reflexões sociológicas no trabalho com enunciados concretos. Como resultado, apresentamos uma caracterização teórico-metodológica para uma abordagem dialógica ou sociológica da sintaxe em práticas de análise linguística dialógica, o que exemplificamos por meio da análise de um texto mobilizado pelo gênero discursivo Conto Literário.
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