Poster
| OS ECOS DA VOZ FEMININA CEARENSE NO ENSINO DE LITERATURA: IDENTIDADE EM CONSTRUÇÃO | Autores: Leidiana Rodrigues do Vale (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) ; Tânia Amâncio Ferreira Fernandes (SEDUC CE - SEDUC CE) ; Martha Neiva Evangelista Duarte (SME - SECRETARIA MUNICIPAL DE ACOPIARA- CE) |
Resumo: O presente trabalho discute e investiga a presença da literatura feminina cearense no ensino da língua e quais discursos são assumidos por essas vozes. Desse modo, objetivou-se também verificar se essas autoras apresentam uma representação do contexto sociocultural, assim como de uma identidade de gênero. De caráter metodológico qualitativo e interpretativo, tal abordagem parte da concepção do ensino de Literatura à luz dos Parâmetros Curriculares Nacionais- PCNs. Como suporte teórico apoiamo-nos em Alves e Nóbrega (2014), Cosson (2018), Sartre (2015), Zilberman (1989), ademais apoiamo-nos numa percepção de Gênero a partir dos estudos de Connell e Pearse (2015, 2016) e Miskolci (2012). Os resultados da análise mostram-nos a recorrência de aspectos definidores de uma identidade contemporânea cultural e feminina, além disso, demonstra a importância da utilização dessas obras nas reflexões sociodiscursivas nas escolas, pautadas em uma perspectiva de transformação social. A discussão aqui empreendida parte do pressuposto de que a literatura contribui reflexivamente para ampliação da visão de mundo de cada leitor. Torna-se, portanto, ferramenta para (re)construção de significados e combate à discriminação, visto que o texto literário, além de ser objeto de conhecimento teórico, estético, fruição, também pode ser ferramenta de reflexão e percepção da realidade social e cultural de um povo.
Agência de fomento: UFCG |
|