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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


POSSIBILIDADES FUNCIONAIS DO ITEM LEXICAL MAIS: DESCRIÇÃO EM MANUAIS DE TELEFONIA

Autores:
João Matias da Silva Neto (UEPB - Universidade Estadual da Paraíba, UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; José Walbérico da Silva Costa (UFPB - Universidade Federal da Paraíba) ; Ercilene Azevedo Silva Araújo (UFPB - Universidade Federal da Paraíba)

Resumo:

Em meio aos debates no nosso Grupo de Pesquisa Teorias Linguísticas de Base – TLB, surgiu a ideia de pesquisar acerca do item lexical mais pelo viés da linguística funcional. Temos como objetivo principal identificar as classes gramaticais prototípicas em que o item mais funciona, considerando sua regularidade no uso, em manuais do usuário, de celulares de marcas diversas, entre elas: Motorola, LG, Samsung, Sony e Asus. Nossa pesquisa parte de alguns questionamentos, são eles: Em quais classes gramaticais o mais ocorre e qual é a mais frequente? O que podemos confirmar como dado real de uso regular desse item lexical em uso nos manuais do usuário de celulares? Porque o mais passa a desempenhar funções diversas, mesmo estando no mesmo contexto linguístico?. Sendo assim, pretendemos reconhecer qual a classe gramatical mais regular desse item lexical, apresentar as classes mais prototípica e menos prototípica do mais, como também, analisar a(s) função(ões) que esse item exerce nas sentenças em conformidade com a classe gramatical a qual pertença. Estas ideias serão subsidiadas pelos pressupostos da Linguística Funcional e pelas perspectivas de alguns teóricos, a saber: Cezario & Furtado da Cunha (2013), Martelotta (2015), Rosário (2015) e Matos (2017). A metodologia deste trabalho consistirá de uma pesquisa bibliográfica, em seguida partiremos para o levantamento de textos encontrados no corpus – manuais de usuário de celulares de diversas marcas; por fim, faremos as análises do mais, para, consequentemente, apresentarmos as considerações finais.