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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
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SABERES INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UMA AÇÃO EM BUSCA DE UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA

Autores:
Edilani Ribeiro de Oliveira (UFAM - Universidade Federal do Amazonas)

Resumo:

O direito por uma educação de qualidade, diferenciada, específica e que respeite culturas, línguas e tradição é constitucional. Esse trabalho é um relato de experiência sobre a formação continuada de professores indígenas que ocorreu no município de São Paulo de Olivença, região Amazônica no Alto Solimões. A formação trata-se de um Programa do Ministério da Educação intitulada Ação Saberes Indígenas na escola que acontece em diversas regiões no Brasil. Um dos objetivos da ação consiste na construção de material didático específico, cuja finalidade se justifica em manter e preservar hábitos e costumes de uma determinada etnia indígena. Para compreender as propostas metodológicas para a produção de materiais didáticos e sobre formação de professores indígenas, foram consultadas obras de Brasil (2002; 2012), Luciano (2013), Grupioni (2008) e Bandeira (2017). Além disso, usou-se para análise os materiais didáticos produzidos pelos professores/alunos do Programa Saberes Indígenas. Apesar dos esforços dos formadores atuantes no Programa, e dos materiais produzidos pelos professores a proposta de se implementar uma educação diferenciada e específica nas comunidades ainda é um desafio, tendo em vista o enraizamento de uma cultura tradicionalista imposta há centenas de anos para essa população. O que impossibilita a construção de um currículo direcionado especificamente para atender as necessidades da comunidade indígena, assim como montar um planejamento estratégico que trabalhe o regaste e/ou manutenção dos saberes e conhecimentos dos povos tradicionais.