OS MULTILETRAMENTOS EMERGENTES DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL: ENTRE SABERES E FAZERES | Autores: Raqueline de Almeida Couto (UNEB - Universidade do Estado da Bahia) |
Resumo: O presente estudo refere-se a uma pesquisa de mestrado em andamento, que objetiva compreender como os multiletramentos emergentes da produção audiovisual poderá ressignificar as práticas pedagógicas e os processos formativos de professores e estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Anna Junqueira Ayres Tourinho, potencializando múltiplos aprendizados com vistas à criação e a experimentação de linguagens variadas. Tendo em vista o advento das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TICs) e as possibilidades latentes com o trabalho colaborativo a partir da experimentação com o audiovisual, faz-se necessário, para se instaurar uma nova prática e um novo olhar frente à realidade, entender as especificidades e desafios postos pelo mundo contemporâneo, como ponto de partida para uma reflexão colaborativa. Nesse sentido, esta pesquisa constitui uma reflexão sobre a apropriação crítica das mídias e as práticas pedagógicas que as envolvem, na escola e para além dela. O locus deste estudo é uma escola pública da rede estadual de ensino, com um grupo de professores e alunos da educação básica que experimentam a construção de saberes a partir da produção audiovisual. Buscamos alicerce em uma metodologia de pesquisa com abordagem qualitativa (ESTEBAN, 2010), conduzida pela pesquisa colaborativa (IBIAPINA, 2008). O trabalho está fundamentado, teoricamente, nas ideias de pesquisadores que discutem a produção audiovisual, numa perspectiva colaborativa (BELLONI; GOMES, 2008; FANTIN, 2012; PRETTO, 2008; 2011; 2012) e na Pedagogia dos Multiletramentos, discutida pelo grupo GNL (1996) e por Rojo (2012; 2013). Estando ainda em andamento, a pesquisa tem proporcionado aos professores de Língua Portuguesa e alunos, desde então, experienciar processos de ensino e aprendizagem com a vivência e experimentação de diversas linguagens a partir da produção audiovisual, propiciando a ambos a construção de espaços dialógicos com ênfase na pluralidade de saberes e de culturas, numa perspectiva mais autoral e inventiva.
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