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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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MULTILETRAMENTOS: FORMAÇÃO DOCENTE E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

Autores:
Iraci Sartori dos Santos (UNEMAT - Universidade Estadual de Mato Grosso) ; Márcia Aparecida Moraes Domiciano (UNEMAT - Universidade Estadual de Mato Grosso) ; Marciana Teixeira de Gois (UNEMAT - Universidade Estadual de Mato Grosso)

Resumo:

Um ensino escolar que resulte na participação ativa dos alunos em sociedade e por conseguinte em práticas proficientes de leitura e escrita, perpassa primeiro pela formação e planejamento do professor. Nesse sentido, é preciso que professores concebam a promoção de multiletramentos como primordial. Dessa forma, torna-se inerente ao professor buscar capacitações que ampliem os seus conhecimentos acerca de multiletramentos e que transformem as suas práticas pedagógicas. Diante disso, os objetivos deste trabalho são expor a importância de multiletramentos na escola, a necessidade formativa docente frente às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) e apresentar resultados formativos através da execução de propostas de intervenção pedagógicas. Para tanto, toma-se como referência uma proposta formativa docente, em desenvolvimento, mediada pelo Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPRO), em parceria com quatro mestrandos do curso de Mestrado Profissional em Letras (Profletras) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Sinop/MT. Participam da formação 60 professores da área de linguagens, de escolas públicas do polo de Alta Floresta/MT. Este trabalho tem como suporte teórico as exposições de Antunes (2010), a Base Nacional Comum Curricular (2017), Imbernón (2006), Garcia (1999) Coscarelli (2017), Ribeiro (2016) Rojo (2012, 2013, 2015), Kleiman (2008) e Soares (2002).  Para o desenvolvimento desta proposta formativa, os mediadores têm buscado a junção de teoria e prática. Nessa direção caminham formações que privilegiam a aprendizagem significativa e o sociointeracionismo. Percebe-se que esta proposta formativa tem mudado a visão de alguns professores participantes quanto a necessidade de multiletramentos na escola, além disso, é visível a vontade dos mesmos em se capacitarem mediante as TDICs. Outra percepção é o desejo dos participantes em implementarem o “novo” em suas práticas. Portanto, acredita-se que as intervenções pedagógicas, mediante o planejamento de sequências didáticas a serem realizadas pelos participantes, obterão resultados satisfatórios no ensino-aprendizagem.


Agência de fomento:
Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat)