Poster
| A invenção de Hugo Cabret: relato de experiência na sala de aula | Autores: Simone Maria Bacellar Moreira (UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência com o uso de sequência didática sobre literatura, aplicada a alunos do ensino fundamental do Instituto Gaylussac, situado em Niterói, Rio de Janeiro. Foram analisadas, no contexto escolar, leituras de diversos textos: literários e imagéticos. A partir da obra intitulada A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick (2007), ambientada na Paris de 1930, foi possível trabalhar outros gêneros textuais como o cinema, aliando entretenimento e conhecimento à sala de aula. Esta proposta situa-se numa perspectiva educacional interdisciplinar com Artes e História e transdisciplinar com a Cidadania, voltada para a leitura de vários tipos de linguagens pelos alunos. Por meio dessa obra literária, que aborda temas como a fome, a solidão, o menor abandonado, o menor infrator, foi possível refletir sobre a nossa própria realidade. Uma das propostas foi a de que os alunos elaborassem narrativas imagéticas ambientadas no Brasil da atualidade. Os trabalhos foram apresentados na Semana Literária do Colégio. O embasamento teórico dessa experiência segue a linha dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997), que preconizam a formação de leitores competentes, ao construir significados a partir de diferentes gêneros textuais e de Rojo (2009), que enfatiza os letramentos múltiplos, mediante a diversidade de práticas sociais de leitura presentes na sociedade atual. Desta forma, espera-se que este relato contribua para uma prática de ensino que tenha como prioridade a educação dos alunos para a vida, tornando-os capazes de lidar com a realidade cotidiana, e assim formar cidadãos conscientes e críticos.
|
|