UM OLHAR PARA A LITERATURA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE BLUMENAU-SC: DIRETRIZES CURRICULARES E BIBLIOTECA ESCOLAR
Michelli Marchi Oss-Emer¹
PROFLETRAS – UFSC²
Esta comunicação tem por objeto a análise da literatura como componente curricular na rede municipal de Blumenau (SC) e a escolha desta temática justifica-se pela importância do trabalho com o texto literário nas escolas. Desta forma, o objetivo geral do trabalho é verificar as possíveis relações entre o documento oficial norteador e a avaliação de aprendizagem de leitura e escrita aplicada nas turmas de sexto e oitavo ano dos anos finais do ensino fundamental. A fundamentação teórica está baseada especialmente nas contribuições de Colomer (2007) e Cosson (2006) no âmbito dos estudos da literatura no ambiente escolar. A metodologia empregada – de cunho qualitativo, compreendeu as seguintes etapas: a) estudo das Diretrizes Curriculares Municipais do município de Blumenau; b) entrevista com bibliotecários escolares; c) observação da avaliação de aprendizagem mais recente (2016). Após a análise destes materiais é possível afirmar que: a) o documento norteador da rede não apresenta orientações específicas quanto ao ensino de literatura nas escolas; b) este material é pautado principalmente nos gêneros do discurso e é desta forma que a literatura aparece como objeto de ensino; c) há um olhar atencioso para o espaço da biblioteca escolar; porém o trabalho com os anos finais do ensino fundamental é limitado; d) a avaliação de aprendizagem traz textos de gêneros variados e é pautada nas habilidades de leitura - os textos literários não são favorecidos; e) há uma relação entre a avaliação e o que é proposto nas diretrizes, porém a literatura voltada aos anos finais não faz parte de nenhuma das duas abordagens de maneira consistente.
Palavras-chave: literatura; currículo; ensino.