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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


ESTUDOS LUSÓFONOS: POLÍTICAS DE PROMOÇÃO E DIFUSÃO

Autores:
Regina Helena Pires de Brito (UPM - UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE)

Resumo:

Os Estudos Lusófonos tem sido foco de interesse recente e permeado por polêmicas no meio acadêmico. Sendo uma preocupação a conceituação e a pertinência do tema, esta comunicação procura trazer, da Sociolinguística e da Didática das Línguas, elementos que contribuam para a construção de uma ideia de “lusofonia” viável. Para tanto, parte-se da necessidade de se buscar o fortalecimento, a difusão e a promoção da língua portuguesa, ao mesmo tempo em que se defende o conhecimento, a descrição, o reconhecimento, o respeito e a legitimação das distintas normas nacionais, destacando a unidade da língua portuguesa na diversidade da lusofonia. Nesse quadro, considerando tanto a diversidade linguístico-cultural quanto a pluralidade de variedades do português, propõe-se, nesta comunicação, um mapeamento do espaço lusófono a partir de conceitos e caracterizações advindas dos processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa nos diferentes contextos. Os Estudos Lusófonos tem sido foco de interesse recente e permeado por polêmicas no meio acadêmico. Sendo uma preocupação a conceituação e a pertinência do tema, esta comunicação procura trazer, da Sociolinguística e da Didática das Línguas, elementos que contribuam para a construção de uma ideia de “lusofonia” viável. Para tanto, parte-se da necessidade de se buscar o fortalecimento, a difusão e a promoção da língua portuguesa, ao mesmo tempo em que se defende o conhecimento, a descrição, o reconhecimento, o respeito e a legitimação das distintas normas nacionais, destacando a unidade da língua portuguesa na diversidade da lusofonia. Nesse quadro, considerando tanto a diversidade linguístico-cultural quanto a pluralidade de variedades do português, propõe-se, nesta comunicação, um mapeamento do espaço lusófono a partir de conceitos e caracterizações advindas dos processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa nos diferentes contextos.