INTERFACES ENTRE MÉTODO DE ENSINO E PERSPECTIVA FUNCIONAL DA LÍNGUA NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO TÉCNICO-PROFISSIONAL | Autores: Lucas Alves Costa (UFG - Universidade Federal de Goiás) |
Resumo: A Educação Técnico-Profissional no Brasil encontra-se em processo de expansão, devido as várias pressões socioeconômicas e políticas no país. Nesse âmbito, o ensino de língua portuguesa recebe total atenção, visto a necessidade de inserir, no mercado de trabalho, profissionais atuantes com e pela linguagem, além do conhecimento técnico. Essa modalidade de ensino visa formar sujeitos para o mundo do trabalho e suas exigências nos aspectos técnico e ético. Com isso, o ensino de língua portuguesa deve voltar-se para a formação de estudantes que saibam lidar com os fenômenos linguísticos em situações de uso, tendo o texto como o objeto de estudo em sala de aula. O objetivo deste trabalho é propor o método de ensino de língua portuguesa baseado na resolução de situação-problema, estabelecendo uma interface com a concepção de língua na perspectiva funcional. Para tanto, mobilizam-se os pressupostos de POZO (1998), BRANDÃO (2005), LIMA (2008) e POGGIOLI (2012) sobre os conceitos e procedimentos do método situação-problema e as concepções funcionalistas sobre o ensino de língua portuguesa, nos termos de ANTUNES (2003) e NEVES (2010, 2012), OLIVEIRA (2017), SILVA (2017). Apresentam-se sequências didáticas baseadas em situações-problemas aplicadas em situações de aprendizagem. Os resultados mostram que, nas turmas participantes, o ensino e aprendizagem de língua portuguesa tornaram-se mais significativos e, também, atendem os objetivos principais da educação técnico-profissional.
Agência de fomento: Capes |
|