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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PROMOVENDO EXPERIÊNCIAS COM OS BEBÊS

Autores:
Claudia Leite Brandão (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho", CEFAPRO - Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica) ; Renata Junqueira de Souza (UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho")

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a importância das práticas de leitura literária na primeira infância, por meio de uma prática desenvolvida com os bebês (menores de dois anos), de uma creche municipal, na cidade de Presidente Prudente- SP. Nesta perspectiva, como metodologia de pesquisa nos valemos da abordagem qualitativa, discutida por Lüdke e André (2013), com pesquisa bibliográfica para os estudos teóricos e o estudo de caso, com o corpus de três turmas do berçário II, da cidade de Presidente Prudente - São Paulo. Cabe informar que a atividade foi realizada no primeiro semestre de 2017, com sessões de mediações utilizando uma proposta nomeada como Filho de gato é gatinho, a qual estava articulava a diferentes experiências artísticas, pois a partir do tema Gato, selecionamos imagens com obras de arte, canto de ópera e a história infantil A história engatada, de Sylvia Orthof e Eva Furnari. É importante ressaltar que a atividade foi planejada com respaldos em alguns teóricos como: Abramovich (1997), Bajard (2014), Solé (1998), Souza e Girotto (2017). As análises dos dados indicaram que a relação das crianças com as práticas de leitura depende diretamente da proposta e do desenvolvimento das ações planejadas e organizadas pelos/as mediadores/as. Nesta direção, concluímos que na proposta a recepção das crianças ocorreram de forma positiva pois conseguimos perceber o interesse e envolvimento. Diante disso, este estudo contribuiu para as reflexões sobre a relevância das vivências com a leitura literária desde a primeira infância, pois compreendemos que ao adentrarem no mundo literário os/as pequeninos/as poderão estabelecer e ampliar os conhecimentos do mundo que os/as rodeiam.