O GÊNERO TEATRO NA ELABORAÇÃO DIDÁTICA DA PRÁTICA DE LEITURA ENTONACIONAL EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM UM 5º ANO | Autores: Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM - Universidade Estadual de Maringá) |
Resumo: O trabalho em tela insere-se no projeto de pesquisa “Multiletramentos, novos letramentos e o desenvolvimento de materiais didáticos e/ou digitais para o ensino e aprendizagem de língua portuguesa à luz da perspectiva dialógica da linguagem em contexto regular e de inclusão” (UEM/Profletras) e no projeto interinstitucional “Estudos dialógicos da linguagem: contribuições para pesquisas em Linguística Aplicada nos contextos escolares e não-escolares” (UEM). O objetivo geral deste trabalho é apresentar algumas das implicações teórico-metodológicas para a formação continuada de uma professora de 5º ano na elaboração didática da prática de leitura entonacional do gênero teatro, a partir da perspectiva dialógica da linguagem e da teoria dos multiletramentos. Em termos metodológicos, a pesquisa incorpora características da investigação colaborativa e de intervenção. Colaborativa, por primarmos pela participação de cada um dos envolvidos na pesquisa e pela contribuição de reciprocidade para o grupo, e, de intervenção, porque o desenvolvimento do processo de elaboração didática abarca desde a elaboração de materiais didáticos até sua implementação em uma sala de aula de 5º ano. Resultados parciais indicam que o trabalho com o gênero teatral auxilia o aluno que ainda está preso à decifração ir além, pois, o que se vivencia não é somente a prática da leitura oral, mas sim, uma leitura entonacional, situada, repleta de intenções e matizes valorativas. Até o momento, o processo de elaboração didática desenvolvido proporcionou à professora refletir em torno de sua práxis sobre o fato de que a língua não é sem entonação e nem neutra.
|
|