Letramento acadêmico e EAD: tecnologias a favor da prática de leitura e produção de textos na universidade
O objetivo desse trabalho é apresentar vídeo-tutoriais produzidos para disciplina Prática de Leitura e Produção de Textos – PLPT, oferecida nos cursos de licenciatura do CEAD/UFOP (pedagogia, matemática e geografia). A produção dos vídeo-tutoriais é resultado de um trabalho prático/científico desenvolvido no âmbito do programa PROATIVA/UFOP (2018), orientado pela profa.Dra. Gláucia Jorge, cuja finalidade é auxiliar os alunos a usar ferramentas do universo digital na produção de textos escritos. Nossa produção se fundamenta nos estudos sobre o letramento acadêmico (CORREA;JORGE, 2012), novos letramentos (COPE; KALAZANTIS, 2009; STREET, 2012) e letramento digital (COSCARELLI, 2011; MILL; JORGE, 2007). Foram produzidos vídeo-tutorais que abordaram: utilização da barra de ferramentas do Word; conversão de textos em PDF para Word; inserção de marcação e comentários no texto; utilização dos programas ITUBE e ATUBE, utilização de sites de pesquisa na academia e apresentação de trabalhos por meio de vídeos. Os vídeo-tutoriais foram produzidos sem recursos públicos ou privados e com o auxílio do bolsista voluntário Leonardo César Fernandes. Os vídeo-tutoriais serão testados na e avaliados pelos alunos em 2019/01 para posterior aprimoramento. Até o momento já experimentamos o vídeo-tutorial referente a conversão de textos em PDF para Word e os resultados foram positivos: os alunos puderam inserir comentários pessoais e fazer marcações no texto, ampliando as ações de leitura na tela. Nossa expectativa é que por meio dessas tecnologias, que podem ser incorporadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, os alunos dos cursos a distância tenham melhores condições de se apropriar dos recursos que facilitam não apenas a leitura, mas também a produção de textos acadêmicos e que envolvem as tecnologias digitais de informação e comunicação - TDIC.
Palavras-Chave: Letramento Acadêmico. Letramento Digital. Leitura e Produção de Textos.