Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


USO DAS TIRINHAS NO LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: POR UMA FORMAÇÃO CRÍTICA

Autores:
Cássia dos Santos Teixeira (IFBAIANO - Instituto Federal Baiano)

Resumo:

Na presente investigação, temos como proposta de pesquisa, analisar como o uso das tirinhas no livro didático “Se liga na língua: literatura, produção de texto, linguagem, vol. 2”, podem trabalhar a criticidade nos alunos do 2º ano do Ensino Médio no IFbaiano, campus Uruçuca. De acordo com Costa (2008), a tirinha é um fragmento de História em quadrinhos, geralmente com três ou quatro quadrinhos, apresenta um texto sincrético que alia o verbal e o visual no mesmo enunciado e sob a mesma enunciação. Com isso, nossa pesquisa justifica-se pela importância de analisar se as tirinhas que aparecem no livro didático escolhido possibilitam reflexões acerca de temas que desenvolvem o senso crítico do aluno, levando-o a refletir sobre as questões sociais. A partir do exposto, objetivamos avaliar o uso das tirinhas no livro didático de língua portuguesa, possibilitando a instrumentalização dos discentes para a prática de leitura crítica, reflexiva e acima de tudo, um aprendizado, eficaz e significativo. Sendo assim, selecionamos textos teóricos para embasar a pesquisa, com base em: VERGUEIRO (2004), SOLÉ (1998), GERALDI (1994), ANTUNES (2003) dentre outros;  fizemos a análise no livro didático selecionado de Língua Portuguesa, para assim desenvolver uma pesquisa bibliográfica. Para tanto, efetuamos os seguintes passos: realização de grupos de estudos com os orientandos do 2º ano do Ensino Médio do Curso Técnico e Integrado de Informática; discussão dos materiais teóricos realizados; análise e seleção das tirinhas no livro didático. A partir das análises feitas, observamos que o livro selecionado trabalha bastante com tirinhas para ilustrar os conteúdos trabalhos no ano letivo, no entanto, fizemos uma crítica com relação à ausência da exploração das tirinhas. As mesmas são subutilizadas apenas nas questões de estrutura da língua, deixando de lado a questão linguística textual.