DIRETRIZES PARA PUBLICAÇÃO EM PERIÓDICOS DA ÁREA DE EDUCAÇÃO E SUAS POSSÍVEIS RELAÇÕES COM A ATUAÇAO DOS DOCENTES COMO AGENTES DE LETRAMENTO ACADÊMICO | Autores: Marcelo Macedo Corrêa E Castro (UFRJ - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO) |
Resumo: A investigação apresentada a seguir consiste em desdobramento do projeto de pesquisa A escrita e o seu ensino no curso de Pedagogia da UFRJ: experiências e proposições, voltado para aspectos diversos da relação de professores do referido curso com as práticas de produção textual dos estudantes. Com relação às produções propostas pelos docentes do curso, os estudos indicaram que as escolhas estão baseadas em referências diversas, remetendo tanto às práticas de escrita da educação básica, quanto a gêneros mais próprios do contexto universitário, ainda que superficialmente apropriados. No que se refere a gêneros textuais, haveria uma dispersão/oscilação e um hibridismo involuntário na proposição de tarefas de escrita para os estudantes de Pedagogia da UFRJ (CASTRO, 2018). Tais resultados acabaram por apontar um foco de estudo que não estava previsto: o das diretrizes que orientam os docentes para a sua produção acadêmica. Neste sentido, o objetivo principal da nova ação está relacionado a identificar aspectos que sirvam de paradigma para a escrita dos professores, supondo que tal identificação pode ajudar a entender a atuação dos docentes como agentes de letramento acadêmico. O primeiro movimento foi direcionado para a análise das diretrizes para autores fornecidas por revistas eletrônicas da área de educação, com classificação A1 no índice Qualis-Periódicos no quadriênio 2013-2016. Para a realização da análise foram consideradas as orientações constantes de obras destinadas ao ensino da escrita acadêmica (e.g. CASANO, 2011; COSTA e SALCES, 2013; HENRIQUES e SIMÕES, 2004; SEVERINO, 2007), assim como os elementos de textualidade descritos por Val (2006). As conclusões iniciais apontam para a necessidade de se construir uma aproximação mais consistente entre os aportes teórico-práticos referentes à escrita acadêmica e as orientações que os periódicos da área de educação adotam para uso de autores que buscam publicar seus textos.
|
|