Metáforas sobre gênero no espaço escolar | Autores: Vanessa Tavares de Matos (UNB - Universidade de Brasília) |
Resumo: Este projeto se insere na temática de gênero social e explora o fenômeno de desigualdade de gênero no espaço escolar, sob a perspectiva teórico-metodológica da Análise do Discurso Crítica (ADC). Dado que a unidade mínima de análise linguística para a ADC é o texto e a pesquisa deve partir de uma lógica indutiva, ou seja, da concepção de que os dados obtidos em campo irão determinar a construção teórica posterior, tem-se de início o levantamento da categoria linguística “metáfora” como uma categoria em potencial para a análise linguística. Para tanto, o projeto tem como objetivo principal contribuir para a ampliação do estudo da metáfora no âmbito da Análise do Discurso Crítica, ao buscar compreender o papel e o impacto do uso de metáforas na constituição do fenômeno discursivo. Também, como objetivos específicos propõe descrever e analisar construções metafóricas em textos orais de estudantes do Ensino Fundamental produzidos a partir de entrevistas semi-estruturadas acerca de sua vivência escolar, de modo a discutir as práticas discursivas em torno de questões de gênero social. O campo de pesquisa e geração dos dados se dará no desenvolvimento do projeto Mulheres Inspiradoras, na escola CEF 08 - Gama (DF). Assim, propõe-se uma reflexão crítica sobre essa análise, com o intuito de desvelar possíveis relações de dominação entre os sujeitos inseridos no sistema escolar, como também de identificar possibilidades de mudança ainda não concebidas no interior dessas relações. A pesquisa é de caráter qualitativo, dado que trata de fenômenos sociais e plurais (FLICK, 2009, p. 20). A principal perspectiva teórico-metodológica adotada segue os fundamentos da abordagem social do discurso apresentada por Fairclough (2008) e a análise das metáforas será feita com base no recolhimento das principais abordagens teóricas sobre a categoria, conforme Lakoff & Johnson, 1980; Ricoeur, 1983; Black, 1954-1955.
|
|