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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


O GÊNERO PROVA OBJETIVA NO SUPORTE DIGITAL: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE LETRAS

Autores:
Cristiane Ribeiro Magalhães (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS) ; Carla Conti de Freitas (UEG - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS)

Resumo:

O gênero prova objetiva foi objeto de uma pesquisa que busca analisar a percepção dos alunos do curso de Letras acerca do suporte digital do gênero prova objetiva, além de verificar se esse suporte interfere na definição e na compreensão desse gênero. A abordagem dada ao tema baseia-se nos estudos da análise de gêneros textuais, especialmente nas contribuições teóricas de Marcuschi (2003; 2008) e Bezerra (2007). Para realização da pesquisa, foi considerada uma turma do 5º período do curso de Licenciatura em Letras, de uma universidade pública, na disciplina de Diversidade, direito e cidadania. O gênero escolhido foi a prova objetiva, elaborada a partir do conteúdo ministrado no período da pesquisa e o suporte foi uma plataforma digital, denominada Plickers. O corpus foi constituído pelos relatos produzidos pelos alunos depois da realização da prova e a análise dos relatos considerou a percepção dos alunos quanto ao gênero prova objetiva e à interferência do suporte digital na compreensão do referido gênero. Como resultado deste estudo, compreendemos que a percepção dos alunos quanto ao gênero e à contribuição do suporte digital para este gênero é importante para a aproximação dos alunos aos contextos que exigem conhecimento e habilidade com este gênero, como os relacionados às disciplinas semipresenciais, aos concursos e aos exames de avaliação de curso.