SEMÂNTICA COGNITIVA E INTERPRETAÇÃO TEXTUAL: CONCEPTUALIZAÇÕES DO TRABALHO EM TEXTOS MULTIMODAIS ONLINE | Autores: Eliane Santos Leite da Silva (IFBAIANO - INSTITUTO FEDERAL BAIANO) |
Resumo: Partindo da hipótese de que a análise linguística de usos específicos da Língua Portuguesa, em uma perspectiva semântico-cognitiva, contribui com a compreensão sobre o caráter experiencialista das formas de conceptualização humanas, apresentaremos resultados parciais do projeto de pesquisa em andamento no IFBAIANO-GM, intitulado Semântica e interpretação textual: um estudo das conceptualizações do trabalho em textos online, cuja questão norteadora é: quais formas de conceptualização do trabalho são recorrentes em textos multimodais online, e como tais conceptualizações são evidenciadas na Língua Portuguesa, de modo a apontar para possíveis caminhos interpretativos? Assim sendo, é objetivo do presente trabalho o levantamento e estudo das formas de conceptualização do trabalho presentes em textos multimodais disponíveis online, visando analisar como tais formas emergem na língua, através de metáforas, metonímias conceptuais ou esquemas imagéticos do pensamento corporificado. O aporte teórico utilizado fundamenta-se nas discussões da Semântica Cognitiva, mais especificamente a Teoria da Metáfora Conceptual, proposta por Lakoff e Johnson (2002 [1980]) e a Teoria da Mesclagem Conceptual, proposta por Fauconnier e Turner (2002), além dos estudos desenvolvidos por outros semanticistas cognitivos e estudiosos da multimodalidade. A metodologia de trabalho é qualitativa, interpretativa e documental, cujo corpus é composto por textos multimodais contemporâneos, de diversos gêneros textuais, disponíveis online, em diversas redes sociais. Espera-se, por meio deste texto, fomentar discussões, visando à revisão das propostas metodológicas usuais nas práticas de interpretação textual, apresentando, por meio dos resultados obtidos, novos caminhos interpretativos para textos diversos na área de Língua Portuguesa, além de discutir como uma análise de caráter semântico-cognitivo pode revelar a base experiencialista das formas de conceptualizações humanas, podendo ser aplicável para o estudo de outros fenômenos. |