Poster
| O PAPEL DO ALUNO NO PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ELABORADAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA | Autores: Maria de Fátima Alves da Costa (UFCG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE) |
Resumo: Neste trabalho apresentamos os resultados de uma pesquisa, feita no âmbito da Linguística Aplicada, na qual o papel que o professor de Língua Portuguesa atribui ao aluno tanto no planejamento quanto na execução das atividades de uma sequência didática emerge como uma das tensõesno processo de didatização. Os dados analisados foram gerados em 2016, no curso de extensão “Didatização de gêneros textuais no ensino fundamental” oferecido a professores de Educação Básica da rede municipal de Campina Grande – PB e a graduandos de Letras e Pedagogia. O Curso de Extensão e as análises do presente estudo fundamentam-se, teoricamente, nas concepções de gênero textual e ensino do grupo genebrino.Nesse contexto, a sequência didáticaé entendida com um gênero catalisador tomado como objeto de ensino na formação do professor, pois, embora não seja um gênero a ser ensinado ao aluno, é o que organiza e potencializa o processo de ensino-aprendizagem.Os resultados mostram que, no início do curso, a partir dos relatos feitos em cartas às formadoras, os professores apontaram oaluno como o principal elemento dificultador e até o responsável pelo fracasso do processo de ensino-aprendizagem. Além do déficit cognitivo dos alunos, os professores também mencionaram o desinteresse em relação à própria aprendizagem e os comportamentos inadequados como impedimentos para a implementação de uma sequência didática de gênero textual. Com isso, houve a necessidade de (re)visão do programa do curso de extensão para que o tema fosse abordado e isso provocasse a (re)configuração desse posicionamento do professor, o que foi acontecendo na medida em que o curso avançou. Esses resultados são relevantes porque ajudam a (re)pensar os caminhos que temos percorrido na proposição e implementação de cursos de formação continuada.
|
|