CENAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA: (RE)CONFIGURAÇÃO DE ATIVIDADES DE LEITURA POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | Autores: Maria de Fátima Alves da Costa (UFCG - Universidade Federal de Campina Grande) |
Resumo:
A leitura é vista como prática social em contextos específicos de ação. Trata-se de uma atividade interativa e complexa de produção de sentidos. Nesta perspectiva, merece destaque o trabalho com os gêneros textuais, reconhecidos como ferramentas imprescindíveis ao ensino efetivo de língua, desde que sejam devidamente orientados com objetivos claros e com fundamentos epistemológicos para a realização de ações didáticas em sala de aula pelos docentes. Na escola, entretanto, na maioria das vezes, falta base epistemológica para o trabalho com a leitura e esta, no geral, é trabalhada como um mero processo de decodificação de signos linguísticos presentes superfície de um texto. Este trabalho visa apresentar resultados de uma pesquisa, na área da Linguística Aplicada, que buscou investigar a contribuição do Curso de formação continuada “Didatização de gêneros textuais no Ensino Fundamental: articulação entre Leitura e Análise Linguística” para o planejamento/elaboração de atividades de leitura em Sequências Didáticas de Gêneros (SDG). Fundamenta-se na perspectiva interacionista de linguagem e nos aportes teóricos do Interacionismo sociodiscursivo, mais precisamente nos estudos de Hila (2009), Rojo (2004), Marcuschi (2001), Barros (2014), Miranda (2015), Bakhtin (2000), Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), Barbosa (2014). O corpus é constituído por atividades de leitura em SDG produzidas pelos sujeitos da pesquisa, professores da rede pública de ensino da cidade de Campina Grande. Os dados revelam que os professores cursistas, com base em aspectos teórico-metodológicos do curso mencionado, foram capazes de reconfigurar suas atividades de leitura nas propostas de sequências didáticas, elaborando questões de compreensão e de interpretação textual de forma produtiva.
|
|