Estratégias didáticas de formadores de professor de português: um estudo sobre ensino da oralidade | Autores: Ewerton Avila dos Anjos Luna (UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco) |
Resumo: Estudos anteriores apontam enfrentamento de dificuldades em práticas pedagógicas de ensino da oralidade vivenciadas por inúmeros professores de língua materna no Brasil (MELO & CAVALCANTE, 2007; RODRIGUES & LUNA, 2016). Dentre as várias hipóteses para que isso ocorra, pode-se levantar uma relacionada ao fato de existirem lacunas em suas formações no que se refere a aspectos de didática da oralidade. Diante deste cenário, esta pesquisa objetivou analisar diferentes estratégias e procedimentos relacionados à como ocorre a reflexão sobre o ensino da oralidade em curso de Licenciatura em Letras. Foram entrevistados três professores formadores de uma universidade de Pernambuco que atuam com disciplinas como Prática Pedagógica e Didática da Linguagem e com os componentes de Estágio Supervisionado Obrigatório. A análise é baseada nos pressupostos teóricos da Linguística e da Educação como, por exemplo, nos trabalhos de Schneuwly (2004), Marcuschi (2001) e Zeichener (1993). Os resultados apontam que, embora um formador fizesse apagamento da temática, os outros dois propuseram atividades diversificadas que garantiam espaço para a reflexão de tópicos de didática da oralidade, indicando, assim, caminhos para que haja a evolução que vai da consciência da importância de trabalhar a oralidade na escola para a construção de saberes de como fazer isso.
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