Considerações sobre o Subprojeto Letras-Inglês/PIBID: transições e resultados alcançados | Autores: Fernanda de Cássia Miranda (UENP - Universidade Estadual do Norte do Paraná) |
Resumo: A presente comunicação tem como objetivo apresentar algumas ações propostas que fizeram parte do Subprojeto Letras-Inglês/PIBID, suas fases de transição e os resultados que puderam ser alcançados. No sentido de aprimorar a formação inicial dos graduandos do curso de Letras/Inglês, da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Campus de Jacarezinho, algumas teorizações foram baseadas nas matrizes de referência para a educação básica (BRASIL, 1998a; 1998b; 1999; PARANÁ, 2008) e na autonomia de crianças, jovens e professores pelo uso das novas tecnologias digitais e de informação, de acordo com Moreira e Krammer (2007); Serafim e Sousa (2011). Convém mencionar que, antes de aplicar as ações pretendidas, outras iniciais e igualmente importantes foram realizadas, por exemplo, o reconhecimento do espaço escolar nas escolas públicas estaduais parceiras, acesso à internet e ao Laboratório de Informática. Na primeira fase do subprojeto, houve pouca aplicabilidade das propostas sugeridas, devido à falta de acesso à internet, falta de computadores, computadores em mal funcionamento e espaço inadequado em laboratórios de informática em duas escolas. Nesse sentido, houve uma fase de transição do subprojeto, com algumas readequações: as atividades antes desenvolvidas nos laboratórios, passaram a ser realizadas por meio de tecnologias móveis (celulares, smartphones) e aplicativos interativos (Kahoot, atividades propostas no site da Oxford). Após essa reconfiguração, foi observado uma maior interação, motivação e envolvimento nas atividades colaborativas e pedagógicas entre os integrantes do subprojeto, proporcionando outra perspectiva do ensino-aprendizagem de Língua Inglesa.
Agência de fomento: - |
|