Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


Leitura como prática social: um resgate de identidades

Autores:
Emanuelle da Silva Evangelista (UNEB - Universidade do Estado da Bahia)

Resumo:

                                             Leitura como prática social: um resgate de identidades

                                                                                                                             Emanuelle da Silva Evangelista                                                                                                                             Orientadora: Ilmara Coutinho

                                                                                                                                                          

O baixo desempenho dos estudantes em avaliações que exigem mínimas habilidades de leitura e compreensão de texto tem comprovado que as práticas de leitura realizadas nas instituições educacionais públicas são, muitas vezes, deficitárias e o cenário torna-se mais preocupante quando os alunos são submetidos a avaliações externas. Esta realidade é decorrente do tratamento destinado pela escola à leitura, que está longe de ser o ideal, pois as atividades desenvolvidas, quase sempre, limitam-se ao domínio da decodificação. Para ler necessita-se sim desta habilidade, mas não apenas dela, já que, ler significa muito mais, é aprender a ver o mundo com os próprios olhos, é também ampliar a possibilidade de interação com as múltiplas linguagens existentes, pois ler é uma prática social. Neste contexto, os estudantes da escola pública brasileira, em geral, quando comparados aos da escola particular, têm um acesso menor à leitura em seu ambiente social, o que suscita o desafio de pensar como inseri-los no universo da leitura, tornando-os leitores críticos e proficientes. Nessa perspectiva, o presente texto discute uma pesquisa, em andamento, que tem o objetivo de fomentar nos estudantes o interesse e o prazer pela leitura, ampliando a capacidade de compreender diversos gêneros textuais em circulação social e levando-os a perceber a leitura como prática social constitutiva de identidades. A metodologia adotada é a pesquisa-ação, pautada em uma proposta de intervenção pedagógica, que tem como sujeitos participantes alunos do 8° ano, do Ensino Fundamental II, de uma escola pública do município de Ipirá-Ba. Como aporte teórico, utilizou-se Kleiman (2004), Marcuschi (2008) e Solé (1998). Assim, esta pesquisa espera contribuir para uma formação leitora contextualizada, crítica e proficiente dos estudantes, a partir de leituras mais próximas dos seus interesses e modos de vida.