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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Tradição discursiva e ensino: uma abordagem da heterogeneidade da escrita

Autores:
Leticia Gonçalves Taura (UNESP - Universidade Estadual Paulista)

Resumo:

Este trabalho, sob a orientação da professora Dra. Lúcia Regiane Lopes-Damasio (UNESP/Assis), propõe um estudo da TD complexa carta e das tradições de falar/escrever que a constituem, focalizando suas relações com oralidade/fala e letramento/escrita, enquanto fatos linguísticos – fala e escrita – e práticas sociais – oralidade e letramento, conforme Corrêa (1997). O corpus foi constituído a partir de duas trocas de cartas entre alunos de duas turmas de 6o. ano do Ensino Fundamental de escolas diferentes, em contexto rural e urbano, totalizando 71 cartas. Neste trabalho, a metodologia de análise conjuga as abordagens qualitativa e quantitativa dos traços característicos das TDs focalizadas, com base em Kabatek (2005), considerando que o conceito de TD abarca enunciados simples como “oi” até os mais complexos. Assim, serão apresentados os resultados da descrição das TD que constituem a TD complexa carta ou, conforme Lopes-Damasio (2014), as mesclas de TD. Com base nesses resultados, será proposta uma análise fundamentada nas evidências acerca do papel do uso da escrita, no contexto da TD investigada, a partir da observação da imagem de escrita desenvolvida pelos escreventes mediante a relação entre o oral/falado e letrado/escrito, orientada pelos três eixos metodológicos: eixo da gênese da escrita, eixo do código institucionalizado e o eixo da relação com o já falado/ouvido e o já escrito/lido, em consonância com a heterogeneidade da escrita, proposta por Corrêa (1997).