DEBATE REGRADO VIA WHATSAPP: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Francilene Leite Cavalcante (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO, IFAL - INSTITUTO FEDERAL DE ALAGOAS) ; Idjane Mendes de Freitas Macedo (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Roberta Caiado (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) |
Resumo: Este trabalho se propõe a discutir o gênero debate regrado, com a utilização do aplicativo WhatsApp (WA) como meio para garantir as interações ocorridas no desenvolvimento de atividades na turma do 4º ano do Ensino Integrado de uma escola da rede pública de educação. Para atingir tal fim, dispomo-nos a transcrever e analisar as interações de áudio ocorridas no debate, e identificar as diversas semioses presentes nas interações como marcas multimodais do debate regrado, via WA. A metodologia proposta é de natureza, predominantemente, qualitativa. Os corpora são resultantes das interações realizadas no debate regrado, via WA: áudio, mensagens de texto, imagens e emoticons. As bases epistemológicas que fundamentam o presente estudo dialogam com a teoria dialógica da linguagem (VOLOCHÍNOV, [1929] 2017), a teoria de gêneros na perspectiva dialógica (BAKHTIN, 2011), e na visão da Linguística Textual (MARCUSCHI, 2004, 2008); com a abordagem sobre os letramentos (GEE, 2008; STREET, 2014; SOARES, 2014; ROJO, 2009) e os multiletramentos (Grupo de Nova Londres; ROJO, 2012, 2013), como também suas implicações para o ensino. Os resultados dessa pesquisa demonstram que o debate regrado, via WA é marcado pela manifestação da oralidade mais planejada e formal, pela escrita mais espontânea e menos monitorada, bem como pelo uso intenso de intersemioses áudio-escrita-imagens-emoticons, que se configuram em um mosaico de semioses multimodais, que se (re)significam num mesmo espaço, no qual as várias linguagens não concorrem entre si, mas se complementam em busca da construção do sentido, suprindo lacunas paralinguísticas, tais como: gestos, emoções e expressões próprias da interação oral face a face.
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