Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


“Nas férias gosto muito de ir à praia com os meus avós”: Representações de Portugal e da Alemanha por crianças dos cursos de Português Língua de Herança. Um estudo de caso no Estado Federado de Baden-Württemberg

Autores:
Silvia Maria Martins Melo Pfeifer (UHH - Universidade de Hamburgo)

Resumo:

A questão da identidade das crianças com background migratório, as suas afiliações linguísticas e culturais e a forma como percebem e gerem as relações entre essas afiliações têm sido foco de inúmeros estudos. Este estudo empírico pretende ser mais uma contribuição nesta área, ressaltando as representações que as crianças bilingues lusodescendentes associam a Portugal e à Alemanha, em termos linguísticos e culturais. Enquanto muitos estudos tendem a situar essas crianças num “entre dois mundos”, a nossa perspetiva é de que as crianças não se sentem necessariamente entre dois mundos, de forma mais ou menos involuntária, mas se posicionam conscientemente, enquanto sujeitos plurilingues e interculturais, em relação aos espaços, tempos, pessoas e objetos que povoam as suas vivências e mobilidades.

Do ponto de vista empírico, esta contribuição apoia-se num conjunto de 32 narrativas visuais individuais, acompanhadas  do mesmo número de narrativas de explicitação e de 5 transcrições de vídeos em que as crianças apresentam as suas produções na aula de Português Língua de Herança (ver Melo-Pfeifer & Ferreira, 2017, para uma análise desta metodologia). Analisaremos as representações associadas a Portugal e à Alemanha por estas crianças, destacando os espaços, tempos, pessoas e objetos que mobilizam para refeltir as suas vivências naqueles dois países. O corpus, que será objeto de análise semiótica e de conteúdo, foi recolhido no Estado Federado de Baden-Württenberg, no ano letivo de 2013/2014, por uma professora cooperante do projeto “Imagens do (Ensino) Português no Estrangeiro”.

MELO-PFEIFER, S. & FERREIRA, T. (2017). “Diz-me lá o que é que tu desenhaste aqui!” - Narrativas visuais de crianças lusodescendentes na Alemanha acerca do Português e a sua co-interpretação em sala de aula. In S. Melo-Pfeifer & A. R. Simões (org.), Plurilinguismo Vivido, Plurilinguismo Desenhado: Estudos Sobre a Relação dos Sujeitos com as Línguas. E-Book. Colecção “Encontros na Língua Portuguesa”, Escola Superior de Educação de Santarém (129-151).