A LEITURA DE MEMES EM TECNOLOGIAS DIGITAIS | Autores: Idjane Mendes de Freitas Macedo (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) ; Francilene Leite Cavalcante (UNICAP - UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO) |
Resumo: As tecnologias digitais ampliaram o conceito de leitura, no tocante às estratégias e efeitos produzidos pela leitura online e fizeram emergir novos gêneros textuais. O presente trabalho buscou analisar as estratégias de leitura e seus efeitos para a compreensão do gênero Meme, em Tecnologia Digital da Informação e Comunicação (TDIC) e no impresso. Interessa-nos investigar as estratégias de leitura utilizadas por estudantes do 1º ano do ensino médio e os efeitos delas quando leem o gênero Meme. Como aporte teórico, recorremos à teoria dos gêneros, na perspectiva de Bakhtin e Marcuschi; aos aspectos relacionados ao Letramento Digital - propostos por Ribeiro; aos aspectos multimodais do gênero na perspectiva de Dionísio, Vasconcelos, Fonte e Caiado e às estratégias de leitura propostas por Solé e Coscarelli. A pesquisa foi de cunho qualitativo, com a elaboração e a aplicação de duas sequências didáticas, uma para o trabalho com a leitura online, em dispositivo digital - smartphone - e uma SD para a leitura no impresso, objetivando analisar as estratégias de leitura de Memes utilizadas pelos discentes e, consequentemente, os efeitos produzidos por elas. Registramos, em um diário de observação, as estratégias utilizadas pelos estudantes para ler Memes e uma entrevista semiestruturada com os sujeitos, objetivando analisar a leitura compreensiva do gênero. Entendemos que a leitura em ambiente digital levanta muitos questionamentos em relação à língua, aos gêneros emergentes e às estratégias de leitura relacionadas a eles. Logo, analisar como se dá a leitura compreensiva do gênero Meme em Tecnologias Digitais é uma forma de compreender a influência que o ambiente digital exerce sobre os estudantes na leitura de gêneros emergentes. Concluímos que ler, no ambiente digital, requer a familiaridade com novos gêneros, em diferentes dispositivos, fazendo o uso de novas estratégias de leitura, que se somam às estratégias de leitura no impresso.
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