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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

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Ensino de Língua Portuguesa: aspectos da oralidade no espaço da sala de aula

Autores:
Renata de Souza Guilherme (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; Alessandra Nara Gonçalves (UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto) ; Heloísa Helena dos Santos (UFOP - UFOP)

Resumo:

Ensino de Língua Portuguesa: aspectos da oralidade no espaço da sala de aula

Renata de Souza Guilherme; Alessandra Nara Gonçalves; Heloísa Helena dos Santos.

Universidade Federal de Ouro Preto

Instituto de Ciências Humanas e Sociais

 

O presente trabalho é um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido para ser aplicado nas turmas de nível médio do IFMG - Campos Ouro Preto. Optamos fazer esse projeto, pois, no decorrer dos estágios de observação e regência, percebemos que os alunos têm dificuldade de se expressarem nas diferentes situações de comunicação, principalmente durante apresentações em público. Sabe-se que o trabalho com oralidade em sala de aula é extremamente importante, já que a fala está presente em todos os momentos da nossa vida e cabe á escola ensinar a adequá-la aos diferentes contextos. Desse modo, esse projeto tem como objetivo desenvolver a oralidade dos alunos a partir de atividades contextualizadas. Consideramos importante que nossos alunos conheçam a história da cidade onde moram, por isso trabalharemos com personagens que fazem parte da cultura de Ouro Preto. Selecionamos, primeiramente, para essa intervenção, trabalhar com a história de Marília de Dirceu, por esta ser conhecida através de livros didáticos e literários no Brasil, e, a partir da sua influência na história da nossa cidade, trouxemos as personagens Sinhá Olímpia, Ninica e Angu a fim de exploramos sobre a importância cultural deles para Ouro Preto. Essas pessoas dão nomes a diversos pontos importantes da cidade, além de servirem como inspiração para abrilhantar o carnaval da cidade, sendo tema para vários enredos de escolas de samba e blocos carnavalescos. Para trabalhar a oralidade dos alunos e a história de Ouro Preto usamos como aporte teórico a BNCC, os PCNs e algumas das considerações feitas por Luiz Antônio Marcuschi.  

Palavras chave: Língua Portuguesa, ensino, oralidade, fala, cultura.