A PRODUÇÃO VERBO-VISUAL DA CRIANÇA EM AQUISIÇÃO DA ESCRITA: PRÁTICA DISCURSIVA MULTIMODAL DURANTE O LETRAMENTO DIGITAL | Autores: Gisely Martins da Silva (CECR - CENTRO EDUCAICONAL CRISTO REDENTOR) |
Resumo: Esta pesquisa objetiva analisar as contribuições do letramento digital para a aquisição da escrita da criança a partir de mensagens instantâneas nos aplicativos Messenger e WhatsApp. É um estudo de caso, de natureza qualitativa e longitudinal por se tratar da análise da relação verbo-visual da escrita multimodal da criança no ciclo de alfabetização, o qual compreende os três primeiros anos do Ensino Fundamental. Analisamos a relação verbo-visual em nove telas capturadas; a partir delas onze recortes resultados de interação entre filha e pai, este fornecedor das telas. Inicialmente, observamos telas de três crianças. Os fatores que nos levaram a selecionar apenas as de Elopes, nome fictício, foram: escolaridade e faixa etária; uso dos recursos digitais em dispositivos móveis; uso dos aplicativos; uso dos recursos multimodais. Elopes possui oito anos de idade, cursa o 3º ano do ciclo de alfabetização. Desde os seis anos, iniciou atividades online. Amparamo-nos, teoricamente, em Xavier (2002); Soares (2002); Kress (2003); van Leeuwen (2011; 1996); Dionísio (2006); Zorzi (2009). Analisamos os dados apoiando-nos em Martinec e Salway (2005), Fonte e Caiado (2014;) Santaella (2002), observamos o uso que criança fez dos recursos multimodais nas etapas da alfabetização e quais os papéis dos emojis usados nas interações. Observamos que o processo de letramento digital foi acompanhado pelo processo de letramento escolar. À medida que a criança progredia no letramento escolar, progredia, também, no letramento digital. Isso leva-nos a afirmar que ambos os processos aconteceram concomitantemente na aquisição multimodal da escrita da criança. As análises nos levaram a perceber que o meio digital serviu como o espaço livre para as produções iniciais da escrita da criança. A relevância da pesquisa consiste em discussão e reflexão sobre multimodalidade atrelada à tecnologia digital móvel à inter-relação verbo-visual em práticas discursivas da criança.
|
|