MULTILETRAMENTOS CRÍTICOS E CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS MULTIMODAIS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA | Autores: Vanderlis Legramante Barbosa (UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) ; Ruberval Franco Maciel (UEMS - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) |
Resumo: O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de natureza qualitativa, com características da epistemologia da emergência que teve como objetivo investigar e interpretar os processos de construção de sentidos em textos multimodais, por meio de interações nas aulas de Língua Portuguesa. Este artigo fundamentou-se nos estudos dos letramentos, multiletramentos e letramentos críticos (COPE e KALANTZIS, 2000, 2016; MACIEL, 2013; ROCHA e MACIEL, 2015; MONTE MÓR, 2013, 2015; MENEZES DE SOUZA, 2011; DUBOC, 2012, 2015a, 2015b). A pesquisa foi realizada em uma escola pública, com alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta de dados se deu por meio de gravação em vídeo e/ou áudio durante as aulas e relatos dos alunos. A análise consistiu na interpretação e descrição dos aspectos emergentes (MARQUES, 2015; SOMERVILLE, 2007) ao longo do processo investigado e suas interfaces com as diversas linguagens e modos de significação textual, voltados para o letramento crítico nas aulas de Língua Portuguesa. A organização das aulas foi distribuída em etapas identificadas como Apresentação, Mobilização e Produção. Essa pesquisa contribuiu para a ressignificação da concepção de como os sentidos são construídos e podem emergir por meio da leitura de textos multimodais. Esse estudo resultou na reflexão acerca das linguagens (multimodais) e suas interfaces com o ensino de Língua Portuguesa no sentido de expandir as perspectivas de construção do conhecimento a partir dos multiletramentos.
Agência de fomento: Uems |
|