CRIME E LOUCURA, UMA INTRODUÇÃO AO CÂNONE POR MEIO DOS NARRADORES NOS UNIVERSOS DE POE E MACHADO: UMA PROPOSTA DE AMPLIAÇÃO DE REPERTÓRIO E LETRAMENTO LITERÁRIO | Autores: Cássia Ferreira de Freitas Tirapani (UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora) |
Resumo: O presente trabalho vincula-se ao macroprojeto “intervenções pedagógicas no ensino de literatura: inter-relações entre adaptações literárias”, no âmbito do Profletras da UFJF. O macroprojeto se destina a desenvolver estratégias para viabilizar o trabalho com o literário no ensino fundamental II de escolas públicas e busca, através de estudos envolvendo adaptações literárias, propiciar um aprofundamento sobre melhores maneiras de se promover letramento literário e a efetiva implementação da leitura literária nas salas de aulas brasileiras. Especificamente, objetiva-se favorecer o letramento literário e, ancorado no conceito proposto por Wolfgang Iser, favorecer também a ampliação de repertório no tocante às especificidades de um narrador não confiável em primeira pessoa e de um narrador em terceira pessoa. As obras abordadas são o conto O coração delator, de Edgar Allan Poe, a adaptação em quadrinhos do conto O enfermeiro, originalmente escrito por Machado de Assis e o conto estendido O alienista, de Machado de Assis. Considerando que o trabalho com o literário tem sido negligenciado principalmente no Ensino Fundamental II, é necessário que se promovam maneiras de garantir o acesso dos discentes à literatura, considerada aqui como um direito, como um bem incompressível. A metodologia empregada é da pesquisa-ação, que envolve de forma colaborativa a professora-pesquisadora e alunos de um nono ano do ensino fundamental de uma escola da rede municipal de Juiz de Fora, Minas Gerais. O projeto encontra-se em fase de implementação da intervenção pedagógica, após levantamento de dados que nortearam os estudos teóricos. Dessa forma, pretende-se apresentar nesta comunicação as hipóteses de trabalho levantadas.
|
|