Jovens e adultas na EJA e as relações sociais com a escrita | Autores: Rosimere Pereira Manzani Lagares (UFF - Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: A comunicação apresenta resultados parciais de pesquisa realizada no mestrado em educação já concluído. O objetivo foi compreender como a leitura e a escrita se materializam na vida de sujeitos jovens, adultos e idosos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), analisando seus enunciados. Os sujeitos são alunos dos anos iniciais, mais especificamente das Fases IV e V, da EJA de duas escolas da rede municipal de Petrópolis, cidade localizada da região serrana do estado do Rio de Janeiro. Entendendo que vivemos em uma sociedade letrada e reconhecendo que todos nós estabelecemos cotidianamente relações com a leitura e a escrita, buscou-se compreender em quais situações sociais os sujeitos pesquisados vivenciam atividades de leitura e de escrita. O referencial teórico fundamentou-se na perspectiva histórico-cultural com destaque para a teoria da enunciação de Bakhtin (1997, 2006, 2011). A metodologia adotada foi inspirada na concepção de entrevista compreensiva de Kaufmann (2013) por meio da qual os participantes da pesquisa enunciaram as relações estabelecidas com a escrita a partir de perguntas abertas. Os enunciados mostraram que a leitura e a escrita estavam vinculadas às atividades no contexto familiar, doméstico, escolar e do trabalho e relacionadas às necessidades de interação com o próximo e aos anseios por conhecimento.
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