Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO MULTILETRAMENTOS E HABILIDADES DO RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL NA ÁREA DE LINGUAGEM

Autores:
Josevalda da Silva Carvalho (CEPMA - Colegio Estadual Professora Maria Anita) ; Simone Carvalho de Santana (CESDC - Colégio Estadual São Daniel Comboni)

Resumo:

RELATO DE EXPERIÊNCIAS EM SALA DE AULA UTILIZANDO MULTILETRAMENTOS E  HABILIDADES DO RACIOCÍNIO COMPUTACIONAL NA ÁREA DE LINGUAGEM

Autor(a): CARVALHO, Josevalda da Silva¹

Co-Autor(a): SANTANA, Simone Carvalho de²

Colégio Estadual Professora Maria Anita

Colégio Estadual São Daniel Comboni

Este relato descreve intervenções realizadas por professoras da Educação Básica em aulas de Língua Portuguesa. Percebendo demandas de leitura, escrita, diversidade cultural de um mundo multiletrado e utilizando as habilidades do raciocínio computacional aprendidas durante o curso de extensão "Desenvolvimento de competências interdisciplinares no currículo escolar por meio do Raciocínio Computacional (RC)" foram trabalhados em sala os conteúdos de Gênero Textual (Artigo de Opinião) e Estrutura e Formação de Palavras, desenvolvendo mapas conceituais e jogos, onde habilidades discutidas no curso puderam ser destacadas e contextualizadas com os alunos. Sentimos a necessidade de inovar a prática e metodologia de trabalho para conseguirmos aproximar o nosso aluno dos conteúdos da disciplina e dos multiletramentos, tão importantes na realização de outras atividades, inclusive em outras áreas do conhecimento. Pois, consoante Roxane Rojo (2012) “os multiletramentos nos propiciam pensar, entre outras coisas, como as novas tecnologias da informação, os hipertextos e hipermídias podem mudar o que se entende, na escola, por ensinar e aprender”. Pensando nessas possibilidades percebemos como, professores e alunos, poderiam se favorecer usando o RC. Considerando esses benefícios e na capacidade de transferir o RC para qualquer domínio, aumentando e reforçando habilidades intelectuais (Wing, 2010), que realizamos atividades multimodais com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental II e outra da 1ª série do Ensino Médio. A experiência trouxe motivação no aprender,  comprovando que novas metodologias colaboram para resultados positivos no ambiente escolar. Nesse contexto, pensar em propostas pedagógicas em que o professor estimulará favoravelmente o protagonismo no aluno, na construção do seu aprendizado.

Palavras chave: Multiletramentos, Raciocínio Computacional, Linguagem.