LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) X LÍNGUA PORTUGUESA(LP): O QUE QUEREM, O QUE PODEM ESTAS LÍNGUAS?
Antonilde Santos ALMEIDA
asalmeida@uneb.br / nildelp@yahoo.com.br
Rafael Santos SOARES
rafaelsantossoares349@gmail.com
Resumo
Duas línguas diferentes, mas que têm muito em comum. Uma sinalizada e escrita, outra oralizada e escrita. Línguas que são oficiais no mesmo país, mas que exercem diferentes papéis sociais e culturais. Muitas são as implicações no ensino dessas duas línguas. Este texto traz discussões a respeito do ensino de Libras e Língua Portuguesa-LP, durante as aulas semipresenciais das turmas dos cursos de Pedagogia e Jornalismo, no Departamento de Ciências Humanas – DCH/Campus III, da UNEB. As vozes teóricas de Quadros (2001), Sá (2002), Strobel (2008), Gesser (2009) e de Mantoan (2006) sustentam o trabalho desenvolvido. Nesse estudo, são apresentadas as especificidades de Libras e de Língua Portuguesa, além de mostrar as potencialidades de cada língua. Evidencia-se também para o bacharel do jornalismo e o futuro professor, o quanto pode tornar enriquecedor o conhecimento sobre as duas línguas. As aulas acontecem no formato semipresencial, por meio de atividades realizadas em fóruns, chats, questionários, em mídias digitais. Durante as aulas houve a percepção de que os discentes reconhecem a importância da inclusão de Libras como componente curricular, porém não conseguem compreender como se dá a relação do aluno surdo com os conteúdos curriculares em salas de aulas comuns e em relação à comunicação em outras áreas que os surdos podem ocupar. Tem-se também a percepção de que os alunos ouvintes concebem as línguas em lados opostos, como se elas estivessem competindo e exigindo atenção. Os alunos ainda não conseguem perceber que o conhecimento sobre as duas línguas e suas especificidades podem ampliar a competência linguística e a capacidade discursiva nas diferentes instâncias sociais em que os sujeitos se inserem.
Palavras-chave: LIBRAS, LÍNGUA PORTUGUESA, EAD, CIDADANIA.