O rap como forma de ler o mundo | Autores: Tatiana Aparecida Moreira (IFES - Instituto Federal do Espírito Santo) |
Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar atividades realizadas em formação continuada para professores do ensino fundamental dois, em escola pública municipal de Vila Velha, no Espírito Santo. Na formação continuada, foi utilizado o rap, canção do Movimento Hip Hop, como estratégia de leitura interdisciplinar e para o desenvolvimento de atividades nos diferentes componentes curriculares do referido segmento de ensino. Para tal, os pressupostos teóricos e metodológicos que embasaram o curso foram os do Círculo de Bakhtin (2003) sobre dialogismo, atitude responsivo-ativa e exotopia, e os de Koch e Elias (2006) sobre leitura, texto e sentido. Assim, nesta comunicação, mostraremos as etapas nas quais o curso foi dividido e ministrado: i) apresentação da teoria elencada; ii) exposição do Movimento Hip Hop; iii) oitiva de raps; iv) discussão e levantamento de temas a partir das letras de rap; v) elaboração de atividades nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Artes, Inglês e Educação Física; vi) apresentação das proposições de práticas desenvolvidas pelos professores; vii) avaliação do curso. Ao final da formação continuada, pudemos perceber, por meio dos comentários avaliativos, que o rap, enquanto gênero discursivo, sobretudo, com letras nas quais há críticas e questionamentos sobre a sociedade brasileira e suas contrapalavras, suscitou posicionamento responsivo e responsável por parte dos docentes e que a canção pode ser uma forma de ler o mundo, tendo em vista que gera outras respostas.
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