Já faz tempo que professores, tanto de português quanto de outras disciplinas, vêm tentando, por meio da criatividade, aproximar os assuntos do currículo escolar do dia a dia dos alunos. Em português, o ensino de gramática, como já salientado por Perini, por exemplo, em "Sofrendo a gramática", questiona o ensino de língua portuguesa desconectado da realidade e do entendimento, de fato, da língua.
Pensando nisso, como trabalho de fim de trimestre, sugeri aos alunos que, a partir do conhecimento que haviam adquirido nas aulas, criassem memes com períodos formados por orações adverbiais ou coordenadas.
Com esse trabalho, os alunos puderam perceber o quanto as orações estudadas fazem parte de suas vidas. Além disso, por terem de construí-las, perceberam, também, que são capazes de criá-las, além de reconhecê-las dentro de diversos contextos.
Como os memes estão na moda, não foi difícil convencê-los a realizar a tarefa. Os alunos se divertiram criando juntos as imagens, os períodos e entenderam que as aulas de português servem para compreendermos melhor a língua que falamos para, assim, aproveitá-la da melhor forma nos nossos discursos diários.
A escola deve ser um lugar de respeito e empatia. Trazer elementos da cultura popular para a sala de aula, sabendo aproveitá-los didaticamente, é uma oportunidade de mostrar aos alunos que todo o conteúdo que ele aprende nas aulas faz parte da vida real, isso o aproximará não só da aula de português, mas, principalmente, fará com que ele veja sentido em estudar.