Imprimir Resumo


Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo

Poster


DISCURSO DE ÓDIO:um estudo sobre o conceito impróprio da liberdade expressão

Autores:
Isabella Pereira Fonseca (ESDHC - Escola Superior Dom Helder Câmara ) ; Victória Moreira Liberal (ESDHC - Escola Superior Dom Helder Câmara )

Resumo:

 

A linguagem dos discursos influencia o raciocínio das pessoas, podendo mudar a perspectiva destas de forma positiva, ou negativa. O ódio se tornou um sentimento comum na sociedade, e como tantos outros sentimentos ele é capaz de contagiar inúmeras pessoas de modo que, ao proferir um discurso de ódio, o sentimento se dissemina.

O discurso de ódio que sempre esteve presente nas diversas sociedades ao longo da história possui as características de ofender, discriminar, instigar a violência ou extinção dos direitos das minorias. Esse tipo de manifestação quando propagado por pessoas públicas, como atores, cantores e principalmente políticos, acaba adquirindo legitimação. Discursos convincentes podem se tornar a fagulha necessária para diversos posicionamentos radicais, e a pessoa que o transmite não precisa necessariamente agir, os ouvintes podem tomar atitudes.

A justificativa de muitos ao realizar pronunciamentos propagadores de ódio é de que todos devem possuir o direito a liberdade de expressão.  A reflexão coerente é sobre quais discursos podem ser taxados de concretização do direito a liberdade de expressão e quais utilizam este direito como mero subterfugio para disseminação de ódio. Utilizar como exemplo pronunciamentos proferidos por políticos é possível observar a discrepância entre os diferentes tipos de discursos e o quanto as palavras podem se tornar uma ferramenta de poder.