Poster
| VAMOS COMPARTILHAR? O USO DOS MEMES NA PÁGINA DO InFoRmaNdo NO FACEBOOK | Autores: Kéfora Janaína de Medeiros (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) ; Elis Costa (IFRN - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) ; Sheila Monte () |
Resumo: O projeto de extensão InFoRmaNdo, executado no Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), campus São Paulo do Potengi (SPP), objetiva unir a prática de produção textual no ambiente escolar a uma aplicação às situações reais de interação em que a linguagem desempenha papel principal. Tem por objetivo fazer com que os discentes participantes do projeto possam aprimorar suas práticas de produção de textos orais e escritos através da linguagem jornalística, atentando para a sua importância numa sociedade de informatividade. Para tanto, é preciso refletir o papel do produtor de textos na atualidade e os variados meios de divulgação de notícias/informação/entretenimento, além de ser necessário conhecer os gêneros que circulam na esfera jornalística para que os textos produzidos atendam às necessidades comunicativas e informativas que o público precisa. Ademais, intentamos levar informação à comunidade externa do campus, sendo ponte que interliga nosso fazer aos sujeitos que nos circundam, focando na produção de informação e entretenimento através das redes sociais (Facebook e Instagram). Esse estudo apresenta a utilização do meme (BLACKMORE, 2000; DAWKINS, 1976, 2007; FONTANELLA, 2009) como um instrumento de interatividade na página do InFoRmaNdo no Facebook. Para compreender como os memes ajudam a ampliar a interatividade, selecionamos uma postagem que gerou grande envolvimento em nossa página. Partiremos de um conceito de meme enquanto gênero discursivo (BAKHTIN, 2010) para analisarmos suas particularidades “relativamente estáveis”. A partir da análise de suas características, observamos como os memes são textos que comunicam e entretêm os usuários, gerando maior participação na rede social. Esperamos poder fortalecer as práticas linguísticas orais e escritas numa ação efetiva de produção de textos, além de atuarmos na comunicação com os sujeitos internos e externos ao nosso campus.
|
|