O trabalho é resultado das práticas de interação e processos de ensino e aprendizagem em sala de aula, com alunos do 3° e 4° ano de diferentes formaturas da Universidad de la Cuenca del Plata.
As aulas de PLE, permite fortalecer os laços dos alunos com a leitura em língua portuguesa, estabelecer campos de semelhanças e diferenças dos aspectos lingüísticos, sociais e culturais entre Brasil e Argentina. Como também descobrir o amplo universo dos gêneros textuais e suas relações transtextuais por meio da analises de discurso; gerando espaços de debates, intercâmbios e interação realmente enriquecedores; fortalecendo os processos de construção e argumentação discursiva.
A formação de profissionais com competências multiculturais é o objetivo fundamental na transição do aluno na universidade, tornando-se o principal eixo nas aulas de PLE. Desde esta perspectiva iniciamos a abordagem do campo linguístico-textual, tendo em conta os conhecimentos prévios que os alunos tem em língua portuguesa e o interesse por formar sujeitos com habilidades para refletir, argumentar e (re)conhecer o extenso universo das relações sociais e interpessoais.
Estas experiências tornaram-se momentos realmente satisfatórios, tendo como resultado os perfis de sujeitos capazes de resolver situações problemáticas referidas à linguagem e a comunicação, capazes de construir situações de dialogo; com as habilidades de leitura e compreensão desenvolvidas e alcançando as competências pretendidas por meio do descobrimento de seus próprios limites. Neste sentido, percebe-se que é possível avançar e superar os desafios que a formação de profissionais multiculturais apresenta. Considerando que o reconhecimento dos diferentes gêneros e tipos textuais, somado às práticas de leitura e análises de discurso; permite a formação de profissionais desde uma ótica multicultural. Sem deixar de lado o interesse de promover à constituição de sujeitos críticos e potencialmente capazes de criar condições para desenvolver-se em contextos discursivamente complexos, com intervenções históricas, sociais e culturais especificas.