O trabalho tem como objetivo fazer um recorrido pelos processos de planificação do Ensino de Línguas com finalidades específicas (LFE) e quais são os passos para obter uma planificação que se ajuste aos requerimentos do perfil profissional do aluno, através de uma abordagem dos principais aportes teóricos que sustentam estes processos.
Diferentes abordagens foram tomadas em conta, aportes desde a sociolingüística, a didática do ensino de LE, metodologias de pesquisa lingüística são necessárias para enriquecer a planificação de LFE.
O ensino de língua com finalidades específicas é, então, um ensino dirigido a potenciar uma habilidade concreta, aquela que demanda o aluno: a compreensão leitora de textos técnicos, a capacidade para manter diálogos com fins comerciais, a compreensão e expressão orais nos usos acadêmicos, etc.
O programa de curso de línguas com finalidades específicas se estabelece em função ao perfil e as expectativas ou benefícios que os estudantes esperam atingir com estes aprendizagens e é concebido como uma imersão em situações comunicativas especializadas.
A proposta metodológica deste tipo de planificação responde à necessidade de oferecer aos alunos as ferramentas teóricas e práticas na Língua Portuguesa orientados a uma finalidade especifica, a de fomentar as habilidades leitoras na LE e produtivas na LM, é por isso que o trabalho sempre estará alternado entre as duas línguas; indicando pontos de comparação nas estruturas apresentadas. Outro aporte metodológico é a de trabalhar com textos específicos do campo profissional onde o futuro graduado atuará, já que os textos de circulação profissional são os que o aluno achará na LM e a LE, e o conhecimento da estrutura possibilita uma melhor compreensão dos mesmos.
Um dos pontos centrais da pesquisa se baseia na análise de necessidades que serão conceitualizadas e abordadas metodologicamente para sua maior compreensão, por ultimo se trabalhará com exemplos e os resultados sobre sua aplicação.