Nas malhas da referencia(ção): por um ensino mais produtivo de leitura e produção de texto
| Autores: Patricia Ferreira Neves Ribeiro (UFF - Universidade Federal Fluminense) |
Resumo: Este trabalho fundamenta-se sobre práticas de leitura e de produção de textos mediadas na escola básica e assume como objetivo primordial o aprimoramento da capacidade comunicativa dos alunos em torno dessas habilidades. Para tanto, ancora-se tanto em uma concepção interativa de linguagem – em consonância com a perspectiva teórica da Análise Semiolinguística do Discurso (CHARAUDEAU, 2004) – quanto em uma visão pedagógica de projetos, de acordo com a oferta teórico-metodológica da Sequências Didática (DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY, 2004). De modo mais específico, este trabalho debruça-se sobre o conceito de referenciação, no escopo da Linguística Textual (KOCH, 2003; 2005; 2015; MONDADA; DUBOIS, 2003), considerando que conferir atenção especial a processos referenciais, em atividades de escrita e leitura, é promover uma construção de sentido mais consciente frente à tessitura textual. Em termos metodológicos, a presente pesquisa organiza-se sob três etapas: formulação da sequência didática, com seleção de um gênero discursivo específico, o artigo opinativo, explorado em tarefas de leitura e de escrita; aplicação da sequência didática em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio de uma escola pública de Niterói – RJ; e (re)exame dos textos produzidos ao longo da sequência proposta com vistas à apuração dos (des)acertos de um ensino dessa natureza. Os resultados parciais alcançados, no âmbito da pesquisa realizada, revelam que práticas de leitura e escrita orientadas, com base em referências e em estratégias de referenciação, contribuem positivamente para um melhor desempenho dos educandos em suas atividades de significação global de textos.
|
|