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Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa
Resumo


Fanfictions para promoção do letramento literário e autoria

Autores:
André Alexandre Padilha Leitão (IFPE CAMPUS GARANHUNS - Instituto Federal de Pernambuco Campus Garanhuns)

Resumo:

Práticas de produção de texto e leitura do texto literário nas escolas parecem ocupar um lugar secundário nos objetivos de ensino da disciplina de língua portuguesa no Ensino Médio. O extenso conteúdo programático versus tempo insuficiente para sua abordagem, a falta de interesse dos estudantes em ler a literatura selecionada para composição do currículo escolar, a quantidade significativa de alunos e de turmas que impossibilitam ao docente a realização de atividades frequentes de produção textual para análise, avaliação, correção e reescrita são apenas alguns dos fatores responsáveis pela ocupação desse lugar. Esse trabalho propõe-se a demonstrar de que modo as fanfictions, uma dentre várias práticas sociais do uso da escrita em contextos extraclasse, podem promover o letramento literário bem como a autoria escolar. A fundamentação teórica dessa investigação encontra-se em Bakhtin (2013), Foucault (1998), Possenti (2009), Cosson (2014 e 2016) e Lankshear e Knobel (2006). Foram avaliadas 15 produção textuais que tiveram como base para atividade de escrita dois contos da literatura brasileira, sendo 5 relativas ao conto Tangerine-girl de Rachel de Queiroz e 10 relativas ao conto Missa do Galo de Machado de Assis. Em todas as produções, promoveu-se a escrita do gênero textual diário pessoal a partir da perspectiva da personagem feminina, buscando incorporar no texto autoral elementos relativos ao registro linguístico de acordo com a época de produção dos contos, aos eventos mais significativos de ambas as narrativas e à obediência ao gênero textual a ser produzido. Evidenciou-se que a leitura do gênero conto aliado à escrita de fanfictions é exemplar para o desenvolvimento do letramento literário e promoção da autoria porque permite não apenas uma compreensão detalhada dos múltiplos sentidos do texto como também uma reconstrução dialógica a partir desse entendimento nas etapas de produção textual.